sábado, 20 de novembro de 2010

Aula

TRADUÇÃO

               O Processo de tradução de uma molécula de RNA mensageiro ocorre no citoplasma (mais especificamente nos ribossomos), após o RNA ter sido transcrito a partir de uma fita molde de DNA. Uma vez transcrita a molécula de RNA mensageiro, a mesma se desloca para o citoplasma, onde ocorre a tradução. O processo de tradução consiste na síntese de uma proteína a partir das informações contidas na molécula de RNA mensageiro. O processo se dá com a presença de RNA mensageiro, transportador e ribossômico, além de enzimas e aminoácidos, necessários para formação da cadeia polipeptídica. A tradução é composta por três etapas: iniciação, alongamento e terminação.

INICIAÇÃO

               O códon de iniciação é sempre o mesmo, AUG, e corresponde ao aminoácido metionina. No processo de iniciação a porção menor do ribossomo associa-se ao RNAt da metionina e juntos passam a percorrer a molécula de RNAm até encontrar o códon AUG. Quando o encontram, a subunidade maior do ribossomo une-se à subunidade menor. No ribossomo existem dois sítios A (onde há entrada do aminoácido ) e sítio P (onde fica o polipeptídeo em formação). O RNAt da metionina fica associado ao sítio P do ribossomo, e o sítio A nesse momento permanece vazio. A metionina é, portanto, o primeiro aminoácido da cadeia polipeptídica.



ALONGAMENTO

                Um RNAt de aminoácido que corresponda ao códon seguinte do RNAm encaixa-se no sítio A. Estabelece-se uma ligação peptídica entre os dois aminoácidos, e o RNAt da metionina solta-se.O ribossomo desloca-se no RNAm e os dois aminoácidos unidos passam a ocupar o sítio P, ficando o sítio A vazio. 
               A decodificação está baseada em trincas de nucleotídeos, chamadas códons, que são usados para especificar o aminoácido. Combinando os 4 nucleotídeos em triplas obtém-se 64 combinações. Embora esse número seja superior aos 20 aminoácidos existentes, mais do que um códon pode representar um mesmo aminoácido.


TERMINAÇÃO

              Essa sequência de eventos ocorre até que o ribossomo encontre um dos três códons de terminação:UAG, UAA ou UGA. Na fase de terminação, o sítio A é ocupado por proteínas citoplasmáticas que se ligam diretamente ao códon de terminação do RNAm. O polipeptídeo é liberado do ribossomo, as subunidades maior e menor dissociam-se e há liberação do RNAm. A metionina do início da cadeia pode ser removida ou ficar fazendo parte do polipeptídeo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário